A Torah

BAMIDBAR (NO DESERTO): Números 1:1 – 4:20




PRIMEIRA PARTE: Números 1:1-4



“O deserto é um lugar de preparação, de provação e a circunstância mais apropriada para o Eterno moldar uma pessoa para o Ser serviço”



COMO SAIR DO DESERTO E ALCANÇAR A TERRA PROMETIDA, O LUGAR DE BÊNÇÃOS?



ENTENDER: porque você está no deserto?

APRENDER: quais são as lições?

SE RENDER: depender do Eterno!

SER TRANSFORMADO E MOLDADO: se você permitir!

EMUNAH (Fé, Confiança): aprender a confiar e depender do Eterno!

TER UM ENCONTRO REAL COM D’US: Frente a frente com o Eterno.

APRENDER A LUTAR: para conquistar e sobreviver na terra prometida.



“O deserto não é um lugar para construir uma casa, mas apenas uma cabana transitória, pois a meta é a terra prometida”



“Aprenda com o deserto, mas não faça dele o seu lar”



SEGUNDA PARTE: Continuação...



O CONCEITO DE LIDERANÇA: ROSH (CABEÇA)



O Eterno

O Mashiach que teve origem no Eterno

Os homens que tiveram sua origem no Mashiach

As Mulheres que tiveram sua origem no homem



1 Coríntios 11:3



“Quero, entretanto, que vocês observem ser o Messias o cabeça de todo o homem, e o homem o cabeça da mulher; e D’us o cabeça do Messias”



TERCEIRA PARTE - O SEGREDO DA UNIÃO: Números 2:1-3



O ETERNO PERMITIU QUE CADA TRIBO TIVESSE UM ROSH, E SUA PRÓPRIA BANDEIRA E CADA CASA UM ROSH E SUA PRÓPRIA INSÍGNIA (BRASÃO, EMBLEMA).





PORQUE O ETERNO PERMITIU ISTO?



Porque as pessoas são diferentes!

Porque a uniformidade limitaria a capacidade individual de cada pessoa!

Porque há livre arbítrio e o sistema que o Eterno usa para coordenar tudo isto é a fórmula de variáveis. É como se para cada pessoa tivesse um número limitado de possibilidades (configurações, destinos) e dependendo das escolhas e decisões que esta pessoa toma, ela se encaixa numa das possibilidades (configurações, destinos).



Ex. Os primogênitos seriam os escolhidos para o serviço ao Eterno, mas os levitas herdaram esta função pela sua atitude frente aos que adoraram o bezerro de outro. Ao contar as tribos em Bamidbar o Eterno separa a tribo de Levi para o serviço sagrado e faz da tribo de José duas tribos: Efraim e Manassés. Mas em Apocalipse 7, Levi volta a ser contado entre as 12 tribos, porque o Mashiach assume o sacerdócio segundo a ordem celestial (Melkisedeque) e a tribo de Dan é extinta, permanecendo a tribo de Manassés e a tribo de José (Efraim não é mais citado, embora a tribo de José seja os seus remanescentes, já que os outros descendentes são de Manassés, e isto ocorre pelo afastamento de Efraim, que se misturou entre os povos. Provavelmente de Dan veio o falso messias (anticristo), pois ao receber a bênção de Jacó, ele falou acerca de Dan: “Será serpente no caminho, uma víbora junto à vereda”. Além de que ele julgará Israel, tarefa concedida legitimamente à tribo de Judá e não a tribo de Dan.



QUAL O SEGREDO?



1º Depois de lapidado, ao ser escolhido para servir, cumprir sua missão sem se comparar com os outros nem entrar num espírito de competição. O mais importante é a luz que é refletida através de nós, pois é a luz do Mashiach que traz vida as pessoas.



A cor de cada bandeira era correspondente a cor da pedra fixada no Hoshen (peitoral)



PARA LEMBRAR:



Yeshua, o Messias é a pedra principal. A pedra principal de uma construção e a pedra que sustenta todas outras pedras. Assim ele é representado pelo ouro, que dá o suporte para o peitoral.

As pedras preciosas representam literalmente as doze tribos de Israel. Por extensão representam a nação de Israel e os escolhidos entre as nações que se converterão ao Eterno através do Testemunho do Messias Yeshua.

Cada pedra refletia a luz Divina segundo a necessidade do momento. Cada pedra tinha um nome de uma tribo de Israel, e era acrescentado o nome de Abraão, Jacob e Isaque (Abraham, Itzchak e Iaakov) na primeira pedra e a frase: Tribos de Yeshurum (Shiv'tei Yeshurun) na última pedra, a fim de que o peitoral tivesse todo o alfabeto hebraico. Assim, às vezes o Eterno fazia brilhar sua luz em algumas pedras, para que através das letras que estavam nelas, fossem revelados segredos para os sumo sacerdotes. Eram coisas que o sumo sacerdote tinha perguntado ao Eterno ou coisas que o Eterno queria revelar ao sumo sacerdote. Da mesma forma cada um de nós como uma pedra lapidada, não devemos nos comparar com as outras pedras lapidadas. Às vezes brilharemos mais, e às vezes outras pedras brilharam mais do que nós. Porém, o mais importante é que a luz Divina brilhe através de todos nós revelando ao mundo o Mashiach que por sua vez levará as pessoas a se converterem no Eterno. De qualquer forma apenas refletimos a luz Divina e só nos tornamos instrumentos do Eterno porque Ele nos lapidou e nos fixou no Mashiach, a fim de nos tornamos servos do D'us vivo e Todo Poderoso.



2º O Eterno estabeleceu um Rosh acima de todos os outros líderes: O MASHIACH YESHUA. Somos filhos e escravos do Eterno e irmãos e escravos do Mashiach Yeshua. Embora filhos, chamamos o Pai de D’us e embora irmãos, chamamos Yeshua de Senhor.



1 Coríntios 8:6



“Todavia para nós há um D’us, o Pai, de quem procede (tem origem) todas as coisas e para quem nos direcionamos (para quem existimos); e um Senhor, Yeshua, o Messias, através de quem são todas as coisas, e nossa existência através dele (de quem recebemos o ser)”



“Cada líder no Mashiach, não passa de um mordomo, ou seja, um servo designado a cuidar e apascentar outros servos do Mashiach”



“Cada Rosh precisa estar em contato com o Eterno de uma forma profunda e constante, a fim de receber direção e obedecer Suas ordens”



3º Colocar o Eterno no centro das nossas vidas, das nossas casas e das nossas “tribos” ou “congregações”, da mesma forma como o MISHCAN (tabernáculo) estava no centro do acampamento, como a cabana principal, onde todas as outras estavam ao seu redor.



“Isto implica comunhão com o Eterno, Obediência a Ele, Submissão, estar imerso nas águas vivas da Palavra de D’us e colocar todas as coisas diante do Eterno, em nome do Mashiach Yeshua, através das orações e súplicas”



Yeshua disse: “Torne-se fiel até a morte e te darei a coroa da vida (Apocalipse 2:10b)






BEHAR (NO MONTE) E BECHUKOTAI (EM MINHAS LEIS): Levítico 25:1 – 26:2 & Levítico 26:3 – 27:34 PRIMEIRAHistória da Torah
Por Sha'ul Bentsion
(Baseado em diversas fontes)
Introdução
A Torah são as instruções do Eterno para uma vida de santidade, com recomendações para nossa
saúde física e espiritual. Até hoje, é escrita em rolos que contém o chamado Pentateuco (os 5
livros de Moshe Rabeinu / Moisés, nosso professor). Mas, como surgiu a Torah?
Os Rolos de Moshe
A própria Torah nos fala que o Eterno entregou a Torah a Moshe palavra por palavra. Moshe,
como servo fiel do Eterno, escreveu-as fielmente conforme determinação do Eterno.
Moshe escreveu 13 rolos da Torah, doze dos quais foram dados às 12 tribos de Israel. O décimo
terceiro foi posto dentro da Arca da Aliança, a qual foi posteriormente guardada no Kadosh
Kadoshim (Santo dos Santos) dentro do Beit HaMikdash (Templo).
Este último rolo de Torah era o padrão pelo qual todos os outros rolos eram julgados.
Ocasionalmente, era retirado da Arca justamente para a conferência dos outros rolos da Torah,
para não admitir modificações (conforme instrução em Devarim (Deuteronômio) 12:32) .
As Tentativas de Destruir a Palavra de HaShem
Houve momentos em que esta décima-terceira Torah quase foi perdida. Alguns reis de Israel que
se desviaram do Eterno tentaram anular ou modificar os ensinamentos da Torah. Por isto, durante
o reinado de Achaz (Acaz), entre os anos 3183 e 3199 (isto é 578-562 AC), muitos rolos da Torah
foram destruídos. Por causa disto, os sacerdotes Cohen (descendentes de Aaron) escondiam a
Torah escrita por Moshe para protegê-la.
Durante o reinado de M'nasheh (Manasses), entre 3228 e 3283 (isto é 533-478 AC), os esforços
para destruição da Torah foram tão intensos e parcialmente bem-sucedidos que a existência da
Torah escrita por Moshe teve que ser escondida da maioria do povo, com exceção de um grupo de
pessoas tementes à Elohim e dedicadas a preservar a Sua Palavra. Foi apenas durante o reinado de
Yoshia (Josías), no ano de 3303 (isto é 458 AC) que esta Torah foi novamente revelada, escondida
dentro do Beit HaMikdash (Templo), conforme escrito no Tanach (Primeiro Testamento) em 2
Crônicas 34:14:
"Chilkiah, o sacerdote, achou o livro da Torah de YHWH escrita pela
mão de Moshe"
As Tábuas das 10 mitzvot (mandamentos) estavam escondidas em uma catacumba preparada pelo
rei Shlomo (Salomão) para esta finalidade, dentro do Beit HaMikdash (Templo).
Quando Yerushalayim (Jerusalém) corria risco de invasão, o rei Yoshia escondeu a Arca contendo
a Torah original e as Tábuas das 10 mitzvot. Acredita-se que o local onde era escondida a Arca (a
catacumba de Shlomo) seja o local onde hoje ela se encontre, tal era o zelo dos cohanim
www.torahviva.org 1
Torah Viva - A História da Torah
(sacerdotes) para com a preservação destes artigos santos.
O Exílio da Babilônia
Durante o exílio da Babilônia, em 3338 a 3408 (isto é 423 a 353 AC), houve um declínio no
conhecimento da Torah. Haviam muitos casamentos entre o povo de HaShem e os povos pagãos, e
as pessoas se esqueciam da Torah e das suas mitzvot (mandamentos). Quando Ezra (Esdras) e
Nehemiah (Neemias) retornaram à terra santa, restauraram a Torah ao seu local original. Ezra
também fez uma cópia fiel, letra por letra, do rolo da Torah para ser usado como padrão para os
outros.
Como São Copiados os Rolos da Torah
Ao longo das gerações, têm se tomado grande cuidado para se preservar a Torah exatamente da
forma que foi dada a Moshe. Tanto que no Talmude, é dado aos escribas da Torah a seguinte
recomendação: "Seja cuidadoso em sua tarefa, pois é um trabalho sagrado – se você adicionar ou
subtrair uma letra sequer, você terá que destruir tudo”. Uma vez que cada Torah deve ser uma
cópia perfeita da original, deve ser cuidadosamente copiada de outro rolo da Torah. Entre cópia,
conferência e correção, o processo leva muitos anos. É proibido escrever no rolo da Torah uma só
letra sequer que não tenha sido copiada de outra Torah".
Além disto, o escriba deve repetir cada palavra em voz alta antes de escrevê-la, para garantir a
precisão na cópia. Este era o costume entre os profetas, conforme vemos em Jeremias 36:18:
"Sim, da sua boca ele me ditava todas estas palavras, e eu com tinta as escrevia no livro". Se a
Torah ou outra Escritura sagrada contiver algum erro de escrita, é proibido pela tradição judaica
mantê-la por mais de 30, e mesmo neste período é proibida de ser usada. Uma vez passado este
período, o rolo já deve estar completamente corrigido, ou deverá ser destruído, com base nas
escrituras de Yov (Jó) 11:14: "Não permita que o erro permaneça em suas tendas"
Além disto, desde os primórdios do povo, para garantir a preservação da Torah, cada frase,
palavra e letra são contados!
Por ser Palavra do Eterno, a Torah foi dada a Moshe letra por letra, e assim é preservada para
evitar qualquer erro de interpretação. Portanto, até mesmo as passagens mais triviais da Torah
podem conter lições para a pessoa que desejar se aprofundar nela.
"Guardo a Tua palavra no meu coração, para não pecar contra Ti."
(Tehilim / Salmos 119:11)
© 2005 – Sha'ul Bentsion Ben David – Grupo Torah Viva
Proibida a venda, modificação, ou impressão em larga escala, sem o prévio consentimento do autor
www.torahviva.org 2 PARTE: Lev. 25:1-15 e 20-24
TÓPICO 1
EMUNÁH (FÉ E CONFIANÇA) QUE NOS LIVRA DE TODA OPRESSÃO DO PASSADO, DO PRESENTE E DO FUTURO. PASSADO: (ACEITAR E SUPERAR): Para o que aconteceu no passado, aquilo que de alguma forma nos prejudicou e pode se tornar um tormento no presente.
“Diríamos: Graças a D’us pelo que aconteceu ou que pena que estas coisas aconteceram. Mas a verdade é que temos que digeri-las pela fé e saber que tudo o que aconteceu por mais doloroso que seja, estava no controle de D’us. O tempo irá compensar as coisas, ou restituindo ou exigindo restituição”.
“Vamos entregar em oração o passado nas mãos do Eterno com uma atitude de Emuná, e com o tempo as cicatrizes desaparecerão e as recompensas serão maiores do que os sacrifícios e então veremos que afinal de conta D’us é justo e a nossa vida valeu à pena!”
* Ler: Isaías 64:7
PRESENTE: (ENFRENTAR E TRANSFORMAR): Para os desafios que estamos passando no presente e precisam ser superados.
“Aproveitando as lições do passado e confiando no Eterno para o futuro, podemos concentrar nossas energias para enfrentarmos o presente com força total. E quando os desafios são maiores do que nós, mas uma vez precisamos de Emuná para superá-los. Sem Emuná nosso presente pode se tornar pesado de mais. A cada dia que passa o dia anterior é passado e o dia seguinte é futuro, e concentrar-se no dia em estamos vivendo é essencial para nos tornarmos vencedores no final da jornada da vida”
FUTURO: (ORAR E CONFIAR NO ETERNO) Para o que nos espera no futuro, a fim de não sermos atormentados pelas preocupações.
“O futuro depende completamente da minha atitude com relação ao passado e ao presente. Digerir o passado e viver intensamente o presente é a segurança de um futuro com dias bem melhores do que o dia em que estamos vivendo”.
SHEMITÁ: SÓ DESCANSA QUEM TEM FÉ: (O ETERNO PROMETEU NO SEXTO ANO SUPRIR PARA OS ANOS SEGUINTES, A FIM DE QUE O DESCANSO DA TERRA FOSSE POSSÍVEL). Sem fé é impossível seguir TÓPICO 2
PARA OS SERVOS DE D’US TODA A OPRESSÃO EM
DIA MARCADO PARA TERMINAR.

LIBERTAÇÃO E REDENÇÃO QUE NOS LIVRA DA ESCRAVIDÃO: (Somos oprimidos e escravizados em razão dos nossos próprios erros, mas para nós que servimos ao Eterno, haverá sempre uma porta aberta para a nossa libertação e redenção, se não DESISTIRMOS).
“Alguém disse: Vencedores nunca desistem, mas os desistentes nunca vencem”. No serviço ao Eterno, por mais dura que seja a prova e mais intensa a batalha, se não desistirmos, sempre haverá um socorro da parte do Eterno, pois ELE NUNCA, JAMAIS, EM NUNHUMA CIRCUNSTÂNIA PODE FALHAR.
A LEI DE SHEMITÁ (DESCANSO NO SÉTIMO ANO) É UM CHAMADO PARA INVESTIRMOS TEMPO NO NOSSO MAIOR CHAMADO: SER UMA NAÇÃO SACERDOTAL, REPRESENTATIVA DO REINO DOS CÉUS (Como se pode fazer o trabalho de D’us sem ter comunhão com Ele? Como se pode se tornar santo, sem está convivendo com O Santo? Como se pode anunciar a palavra do Eterno sem ser transformado por ela? A resposta é: Para fazer o trabalho de D’us é preciso ter comunhão com D’us, para se tornar santo é preciso estar perto do Santo e para anunciar a palavra do Eterno é preciso ser transformado por ela).
“Pare para ler e ter comunhão com o Eterno, se não você pode parar no inferno e isto não seria bom, pois o Eterno te ama e quer você junto Dele, nos céus, por toda a Eternidade”
O JUBILEU: LEV. 25:25-28 (O CONCEITO CORRETO DE TSEDAKÁ NÃO É ESMOLA, MAS FAZER JUSTIÇA SOCIAL NA TERRA. (Segundo a Torah, nas terras de Israel, uma pessoa poderia se tornar mais rica do que a outra, mas jamais a custa da miséria e da destruição moral e financeira do seu semelhante). A terra pertence ao Eterno, e Ele assegura a redenção das terras que foram vendidas por famílias que estavam em dificuldades financeiras. Assim, as terras na verdade não eram vendidas, mas arrendadas. Além disto, tudo o que caía das árvores poderia ser colhido e comido por qualquer pessoa, mesmo dentro de uma propriedade particular. Estas leis quando aplicadas corretamente impedem uma das condições mais humilhantes e degradantes para um ser humano: A Miséria. Isto também impedia que uma pessoa se tornasse demasiadamente rica, o que também se constitui numa condição muito perigosa, pois deixa uma pessoa sujeita a muitas tentações que pode levá-la a se afastar do Eterno.
“Coloque o Eterno em primeiro lugar é você será abençoado. Mas quando for abençoado continue colocando o Eterno em primeiro lugar e a benção permanecerá. Mas lembre-se que toda a benção material será deixada para trás e então ter colocado o Eterno em primeiro lugar será recompensado com uma bênção muito maior do que toda riqueza que este mundo pode conceder”
SEGUNDA PARTE: Lev. 25:18, 26:3-9...
TÓPICO 1
SE OBEDECERMOS TEMOS PROMESSAS GRANDES E PRECIOSAS A NOSSO FAVOR.
SE DESOBEDECEMOR NOS TORNAMOS VULNERÁVEIS, E COISAS TERRÍVEIS PODEM NOS ATINGIR.
“A escolha é nossa. Não se pode ter os benefícios do Reino dos Céus sem pagar o preço para estar no padrão estabelecido pelo Reino dos Céus. Mas é possível ter muitos benefícios lícitos no mundo, ao viver em obediência ao Reino dos Céus. Há Pessoas que vivem segundo seu entendimento, fazem o bem entendem e não estando dispostos a se sujeitarem ao Eterno. O mais impressionante é que algumas destas pessoas “quando quebram a cara” ainda culpam D’us”.
Como disse o Rabino Shaul na B’rit Chadashá:
“Não se desviem do caminho pelo engano. De D’us não se zomba, visto que aquilo que o homem semear, também ceifará” Gálatas 6:7.